Eczema

Eczema


O eczema atópico é uma perturbação cutânea crónica e inflamatória, que se manifesta por vermelhidão, comichão e lesões vesiculares que se podem tornar escamosas ou com crosta. Aproximadamente dez por cento das crianças são afectadas, e embora a condição tenda a desaparecer durante a infância, pode afectar algumas pessoas durante toda a vida.

Estudos mostram que algumas crianças nascem com um desequilibrio do sistema imunitário que favorece a diferenciação de determinadas células T. As células T helper do tipo 1 proliferam durante as fases inicial e aguda, enquanto que as células T helper do tipo 2 dominam nas fases crónicas. 
O eczema atópico pode ter origem em reacções alérgicas a químicos, metais e plantas, ou hipersensibilidade a sabonetes e detergentes.

Os surtos surgem ou são exacerbados pela ansiedade, pelo stress e depressão, e estão frequentemente associados a um aumento dos níveis de imunoglobulina E no sangue. As infecções bacterianas, especialmente pelo Staphylococcus aureus, podem piorar o estado da doença.
 


Tratamento do Eczema


É importante ensinar o doente e falar das precauções gerais, tais como a utilização de emolientes e evitar irritantes e o calor excessivo.
Para terapêutica tópica, a regra é o uso do corticóide que seja eficaz mas com menor potência. A combinação de antibióticos tópicos e um corticóide pode ser usada no eczema infectado. Outras opções são o tacrólimus ou pimecrólimus, enquanto que o uso de um anti-histamínico à noite diminui o prurido.
 

Saiba mais sobre os nossos tratamentos para o eczema e a dermatite atópica.